De um modo geral, a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais é reconhecida amplamente pelo seu acervo de obras (textos dramatúrgicos, partituras etc.) e pelo pioneirismo na defesa dos direitos autorais dos artistas brasileiros. Há, contudo, um terceiro aspecto, estreitamente vinculado aos dois acima mencionados, que, a despeito da importância para o cenário cultural brasileiro, permanece pouco explorado quando o assunto é a SBAT. Trata-se da história institucional da SBAT, podendo esta ser considerada como uma das mais longevas organizações teatrais do país (se não a mais antiga) ainda em exercício. Sendo assim, ao lado da proteção dos direitos autorais e do acervo de obras artísticas, a história institucional da SBAT e seu acervo gerencial são também elementos cruciais para se aferir a importância desta associação.
Visando contribuir para a sustentabilidade e a longevidade da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), a equipe do LACUTS, formada pelos pesquisadores Andréa Bonifácio, Bianca Porto, Vicente Nepomuceno e Manoel Silvestre Friques, realizou um estudo sobre sua situação gerencial. Integrante do Projeto de Extensão intitulado “Revitalização e Ressignificação da Histórica Sociedade de Autores Teatrais – SBAT”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenado pela Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), nossa intervenção contemplou o eixo de Ações Estruturantes do projeto, buscando auxiliar a SBAT em seu processo de recuperação e de reorganização da estrutura administrativa, gerencial, física e funcional, tendo em vista o longo ciclo de sucessivas crises desta instituição.
Para contribuir com o processo de reestruturação, o núcleo de Engenharia de Produção recorreu a um conjunto de ferramentas e frameworks da área (Cadeia de Valor, Business Canvas Model, Árvore da Realidade Atual, Estudo de Viabilidade Econômica, Análise de Faturamento, Análise de Custos, Perfil do Cliente, Organograma, Mapeamento de Processos etc.), buscando, por meio delas, elaborar um diagnóstico da situação atual da SBAT. Este retrato sintetiza os modos atuais de funcionamento da instituição, funcionando como um passo fundamental para as desejadas transformações. A partir dele, foi possível: compreender as rotinas da SBAT; elaborar um chão de entendimento comum entre todos os envolvidos, buscando consensos; identificar e hierarquizar os problemas mais graves; analisar as séries históricas; planejar ações futuras.