Skip to content

Arena Carioca Dicró

Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Suspendisse nec tincidunt risus. Integer non elit nulla.
2024

O LACUTS possui uma considerável trajetória de parceria com a Arena Dicró, equipamento cultural municipal gerenciado pelo Observatório das Favelas. A partir da constatação da fertilidade do diálogo entre os professores do curso de Engenharia de Produção, os curadores e gestores culturais brasileiros e o público interessado no tema, decidimos avançar em mais uma etapa, por meio de um curso de gestão cultural focado nos territórios periféricos, resultando em algumas produções, dentre as quais se destacam:

  • Projeto de Pesquisa “Arena Carioca Dicró: um estudo sobre a produção e oferta de atividades culturais em equipamento cultural público municipal do Rio de Janeiro”, coordenado por Andreia Ayres.
  • Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação de Letícia Simões intitulado Arena carioca dicró: um estudo do processo da oferta de espetáculos ao vivo – teatro, música e dança – 2016. Orientação de Andreia Ayres. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Graduação em Engenharia de Produção, 2018.
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) de Lívia Paixão, intitulado Mapeamento de processos na Arena Dicró: um estudo de caso.  Orientação de Manoel Silvestre Friques. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Graduação em Engenharia de Produção, 2019.
  • Seminário “O Valor do Encontro – Perspectivas sobre gestão cultural hoje”, que reuniu um conjunto de especialistas e profissionais da gestão cultural no Brasil em setembro de 2020.
  • Projeto de extensão “Engenharias Culturais: práticas de gestão cultural e a transformação de territórios”, sob coordenação de Manoel Silvestre Friques.
  • Primeira edução do Curso “Engenharia Cultural: como práticas de gestão podem transformar territórios?”, de Maio a Agosto de 2022 na Arena Dicró. Coordenação de Rebeca Brandão, Isabela Souza e Manoel Silvestre Friques.
  • Segunda edução do Curso “Engenharia Cultural: como práticas de gestão podem transformar territórios?”, de Maio a Agosto de 2022 na Arena Dicró. Coordenação de Rebeca Brandão, Gisele Jacob, Isabela Souza e Manoel Silvestre Friques.
  • Publicação do capítulo de livro “Gestão Cultural na Arena Carioca Dicró: processos e indicadores”, com autoria de Andreia Ayres, Letícia Simões, Lívia Paixão e Manoel Silvestre Friques. In: Manoel Silvestre Friques. (Org.). Teatro brasileiro: engenharias, políticas, economias e gestões. 1ed.Rio de Janeiro: Numa, 2022, v. 1, p. 437-473.
  • Publicação do Resumo Expandido “Arena Dicró: mapeamento de processos e indicadores”, com autoria de Manoel Silvestre Friques e Fernanda Hazeredo. In: 22 Jornada de Iniciação Científica, 2023, Rio de Janeiro. Anais da 22 Jornada de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2023. v. 1. p. 728-731.